Sistema Integrado de Transportes-SIT

Prefeitura de Campo Grande

http://www.capital.ms.gov.br/agetran/canaisTexto?id_can=1016

Sistema Integrado de Transportes de Campo Grande, que permite ao passageiro, pagando uma única passagem,  sair do seu bairro e chegar a outro bairro passando ou não pela área central.
Terminais
Terminais ou estações de integração são locais onde se dá a integração dos vários pontos da cidade, através do transporte coletivo.
Cada terminal está localizado estrategicamente em função das linhas que o alimentam.
A entrada nos terminais só é permitida mediante pagamento de tarifa.
Os terminais de transbordo são os seguintes:
- Terminal General Osório, inaugurado em agosto de 1991, situado no cruzamento das avenidas Coronel Antonino e Mascarenhas de Moraes;
- Terminal Bandeirantes, inaugurado em agosto de 1991, situado no cruzamento das Avenidas Marechal Deodoro e Bandeirantes; e que através da Lei n. 3.229 de 26.12.1995 passa a denominar-se Terminal Rodoviário Urbano Nicanor Paes de Almeida.
- Terminal Morenão, inaugurado em março de 1992 e situado na Avenida Costa e Silva; e que pela Lei n. 3.228 de 26.12.1995 passa a denominar-se Terminal Rodoviário Urbano Paulo Pereira de Sousa.
- Terminal Júlio de Castilho, inaugurado em março de 1992, situado no cruzamento da avenida Júlio de Castilho e a rua Sagarana.
- Terminal Nova Bahia, inaugurado em 15 de março de 2000 e situado na av. Cônsul Assaf Trad (ao lado do Posto de Saúde Nova Bahia); e que pela Lei n. 3.672, de 03 de novembro de 1999, passa a denominar-se Reni Taveira Delmondes.
- Terminal Aero Rancho, inaugurado em 16 de março de 2000 e situado na av. Güinter Hans (próximo ao Hospital Regional);
- Terminal Guaicurus, inaugurado em 17 de março de 2000 e situado na av. Guri Marques (em frente a SEINTRHA); denominado Sebastião Rosa Pires, de acordo com a Lei n. 3.853 de 25 de abril de 2001.
- Terminal das Moreninhas, inaugurado em 08 de junho de 2001, situado na av. Barreiras, e que passa a denominar-se arquiteto Jurandir Santana Nogueira, através da Lei n. 3.852 de 25 de abril de 2001.
- Ponto de Integração Hércules Maymone, inaugurado em 24 de Agosto de 2009, situado na rua Joaquim Murtinho (em frente da Escola Estadual Hércules Maymone), e que foi denominado Engenheiro Adevis Balabanian, através da Lei n. 4.651 de 9 de Julho de 2008.
Atualmente o transporte coletivo é operado por cinco empresas particulares em regime de concessão, totalizando 166 linhas e transportando uma média de 225.203 passageiros/dia.


Características das linhas Troncos
• Ônibus branco com faixa vermelha, ligando terminal a terminal, passando pelo centro da cidade;

Características das linhas Alimentares
• Ônibus branco com faixa azul, cuja função é transportar passageiros dos bairros aos terminais de integração e vice-versa;

Características das linhas Interbairros
• Ônibus branco com faixa vermelha, que ligam terminal a terminal, passando pelos bairros;

Características das linhas Convencionais
• Ônibus branco com faixa vermelha.


Quantidade de linhas de ônibus existentes em Campo Grande – 2001-2009

Tipo

Quantidade de linhas

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

Convencional - total
Integradas no Terminal Central
Não integradas
noturno
shopping
expresso
67
33
34
6
4
2
66
32
34
6
4
2
67
33
34
6
6
2
65
32
33
6
8
2
66
32
34
6
8
2
65
34
31
6
8
2
46
0
46
6
1
0
49
0
49
9
1
0
46
0
46
9
1
0
Alimentadora  (azul)
56
57
57
65
65
70
74
74
78
Interbairro (verde)
3
3
4
4
4
5
6
6
6
Troncal (vermelha) – total
Terminal/centro/terminal
Bairro/centro/bairro
Expresso
Terminal/terminal
Shopping
13
1
0
3
4
5
15
1
0
3
6
5
15
1
0
3
6
5
15
1
0
3
6
5
15
1
0
3
6
5
15
1
0
2
5
5
14
1
0
3
5
5
14
1
0
4
4
5
15
1
1
4
4
5
Executivo (micro-ônibus)
11
10
11
11
10
10
10
10
10
Total
150
151
154
160
160
156
156
163
166
Fonte: AGETRAN.