Prefeitura de Campo Grande
http://www.capital.ms.gov.br/agetran/canaisTexto?id_can=1016
Sistema Integrado de Transportes de Campo Grande, que permite ao passageiro, pagando uma única passagem, sair do seu bairro e chegar a outro bairro passando ou não pela área central.Terminais
Terminais ou estações de integração são locais onde se dá a integração dos vários pontos da cidade, através do transporte coletivo.
Cada terminal está localizado estrategicamente em função das linhas que o alimentam.
A entrada nos terminais só é permitida mediante pagamento de tarifa.
Os terminais de transbordo são os seguintes:
- Terminal General Osório, inaugurado em agosto de 1991, situado no cruzamento das avenidas Coronel Antonino e Mascarenhas de Moraes;
- Terminal Bandeirantes, inaugurado em agosto de 1991, situado no cruzamento das Avenidas Marechal Deodoro e Bandeirantes; e que através da Lei n. 3.229 de 26.12.1995 passa a denominar-se Terminal Rodoviário Urbano Nicanor Paes de Almeida.
- Terminal Morenão, inaugurado em março de 1992 e situado na Avenida Costa e Silva; e que pela Lei n. 3.228 de 26.12.1995 passa a denominar-se Terminal Rodoviário Urbano Paulo Pereira de Sousa.
- Terminal Júlio de Castilho, inaugurado em março de 1992, situado no cruzamento da avenida Júlio de Castilho e a rua Sagarana.
- Terminal Nova Bahia, inaugurado em 15 de março de 2000 e situado na av. Cônsul Assaf Trad (ao lado do Posto de Saúde Nova Bahia); e que pela Lei n. 3.672, de 03 de novembro de 1999, passa a denominar-se Reni Taveira Delmondes.
- Terminal Aero Rancho, inaugurado em 16 de março de 2000 e situado na av. Güinter Hans (próximo ao Hospital Regional);
- Terminal Guaicurus, inaugurado em 17 de março de 2000 e situado na av. Guri Marques (em frente a SEINTRHA); denominado Sebastião Rosa Pires, de acordo com a Lei n. 3.853 de 25 de abril de 2001.
- Terminal das Moreninhas, inaugurado em 08 de junho de 2001, situado na av. Barreiras, e que passa a denominar-se arquiteto Jurandir Santana Nogueira, através da Lei n. 3.852 de 25 de abril de 2001.
- Ponto de Integração Hércules Maymone, inaugurado em 24 de Agosto de 2009, situado na rua Joaquim Murtinho (em frente da Escola Estadual Hércules Maymone), e que foi denominado Engenheiro Adevis Balabanian, através da Lei n. 4.651 de 9 de Julho de 2008.
Atualmente o transporte coletivo é operado por cinco empresas particulares em regime de concessão, totalizando 166 linhas e transportando uma média de 225.203 passageiros/dia.
Características das linhas Troncos
• Ônibus branco com faixa vermelha, ligando terminal a terminal, passando pelo centro da cidade;
Características das linhas Alimentares
• Ônibus branco com faixa azul, cuja função é transportar passageiros dos bairros aos terminais de integração e vice-versa;
Características das linhas Interbairros
• Ônibus branco com faixa vermelha, que ligam terminal a terminal, passando pelos bairros;
Características das linhas Convencionais
• Ônibus branco com faixa vermelha.
Quantidade de linhas de ônibus existentes em Campo Grande – 2001-2009
Tipo | Quantidade de linhas | ||||||||
2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | |
Convencional - total Integradas no Terminal Central Não integradas noturno shopping expresso | 67 33 34 6 4 2 | 66 32 34 6 4 2 | 67 33 34 6 6 2 | 65 32 33 6 8 2 | 66 32 34 6 8 2 | 65 34 31 6 8 2 | 46 0 46 6 1 0 | 49 0 49 9 1 0 | 46 0 46 9 1 0 |
Alimentadora (azul) | 56 | 57 | 57 | 65 | 65 | 70 | 74 | 74 | 78 |
Interbairro (verde) | 3 | 3 | 4 | 4 | 4 | 5 | 6 | 6 | 6 |
Troncal (vermelha) – total Terminal/centro/terminal Bairro/centro/bairro Expresso Terminal/terminal Shopping | 13 1 0 3 4 5 | 15 1 0 3 6 5 | 15 1 0 3 6 5 | 15 1 0 3 6 5 | 15 1 0 3 6 5 | 15 1 0 2 5 5 | 14 1 0 3 5 5 | 14 1 0 4 4 5 | 15 1 1 4 4 5 |
Executivo (micro-ônibus) | 11 | 10 | 11 | 11 | 10 | 10 | 10 | 10 | 10 |
Total | 150 | 151 | 154 | 160 | 160 | 156 | 156 | 163 | 166 |